...No princípio era o Verbo...

domingo, 3 de maio de 2009

a espera

espero. convido minha sensibilidade a perceber um porvir. a espera é muito insegura, entende, depende da confirmação de que de fato, algo está por vir...
- eu espero que estejam todos bem, espero que entendam...
a espera é encarar abismos, você sente, não sente? prenúncios de um chão conhecido contra o qual acredita que irá se chocar, lá na frente?...
a espera é, ao mesmo tempo, a constatação da falhabilidade dos projetos, dos métodos. você espera, com a visceral certeza de que é impossível de ser alcançado. e por ser inalcançável, você espera.
caindo, caindo, cada vez mais fundo na experiência de se estar caindo, caindo... a espera também é queda. a espera também é perder as referências. aguardamos, reticências, vazios de nós mesmos, inundados na metalinguagem. a espera é metalingüística, eu digo. só se acham as tais referências dentro dela mesma.. em um instante ela simplesmente existe, no instante seguinte é a revisão, a releitura de sua condição de espera. estou consciente da consciência. estou esperando, e conheço a profunda sensação de se saber à espera. não há indícios do objeto esperado, e no entanto seguimos buscando e crendo que talvez não hoje, ou agora, ou na próxima esquina, mas seremos plenos, em algum momento, em algum dia de nossas vidas.

~

acho que cabe aqui um pedaço de algo que escrevi há algum tempo, sobre a espectativa, esperança, ou espera - como quisermos chamar.

mas ainda jaz um mal na caixa de pandora,
e as pessoas sabem. não sabem que sabem, muito embora.
mas sentem no peito que algo coça e incomoda,
percebem também, que esse peito já não comporta
o que nós, humanos, guardamos sem saber da nossa hora
sob o risco do padecer de nossos sonhos.
- a espectativa, mil demônios,
trata de nos manter insones, crédulos
à espreita de uma estrela que já morreu a 100 mil anos.

3 comentários:

  1. metalinguage, fim de tarde, ânsia análoga à ânsia, por-vir... é tudo andar na beirinha

    ResponderExcluir
  2. Lu!
    Lindo o poema.

    A consciência vem de esperar. Já viu algum animal esperando? Esperamos pelo tempo e o tempo dá-nos a morte.

    ResponderExcluir
  3. É o Zi aí em cima, agora o Metradomo segue-me a todos os lugares, rs...

    ResponderExcluir

JÁ Consumidos & JÁ Consumados

Quem sou eu