...No princípio era o Verbo...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

viagem da bo(ss)a

antôniO_ diz:
*eh
*irado
*cara
*vo jantar sussanamente


*Ágape * diz:

*vai com amor

* Ágape * diz:
*"O ágape recebeu um uso mais largo pelos escritores Cristãos mais antigos como a palavra que denotou especificamente o amor Cristão ou a caridade (I Coríntios 13:8), ou mesmo Deus ele mesmo (I João, 4:8, agape do ein de Theos do, Deus é amor)."
*eu até consigo entender q o ágape possa ser compreendido tbm em termos de caridade, mas dizer q o amor incondicional corresponde a caridade, pqp, bem idioticamente simplista, bem carinha do cristianismo mesmo
*catolicismo, especificamente
*mto foda tbm o q jesus diz sobre quais sao seus mandamentos fundamentais
*absolutamente simples e compreensiveis, realmente consigo enxerga-los como sendo algo inerente a natureza divina
*q eh 1) amar no sentido do amor incondicional, deslumbrado, o amor entre iguais, como tbm o amor incondicional que compreende e acolhe o diferente, e o amor-próprio... na passagem diz literalmente em outros versos (sao soh palavras dentro de seu jogo sintatico, right?): "Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente”
*e 2) o classico amar ao proximo como a nos mesmos... q, sei la pq, por uma questao q me parece quase didatica, separaram em 2 mandamentos
*mas o 2o me parece parte do 1o... mas mtos fanaticos religiosos soh consideram o amar a deus com todas as visceras, sem a compreensao clara de q idolatrar a deus e todos os seus feitos prodigiosos, significa nos levantar, e sermos nós tbm nossos deuses, seres potentes, amarmos tbm a nós mesmos e à todos q compartilham a benção da vida.
ando mto profetica ultimamente, mas acho q vc consegue abstrair os nomes
*essas subitas compreensoes do q todas as religioes buscavam falar (caindo sempre no mesmo engano da linguagem excessivamente elaborada, q passa a exprimir a sombra da sombra de um protótipo de significado q soh poderá ser enxergado sob luz plena, nunca sob penumbras q acabam ocultando-o - o significado. ---meu deus a viagem tah profunda hj, fudeu)me deixa sem palavras. parece q eu sou uma criança e descobri um monte de doces q completam meu mundinho existencial infantil
*chego quase a me divertir com o pensamento de q talvez se eu nao tivesse relativizado tds as verdades q me foram apresentadas ateh agora, se não fosse mto dada a abstração, possivelmente nunca conseguiria compreender esse laço entre os intentos por trás da prática ou da expressão dogmática
*das religioes
*sempre ficaria vislumbrada ao começo, descobrindo coisas q fazem sentido na teoria, e logo profundamente desapontada a cada final de estudo... pq eu teria incutido nelas (crenças religiosas) um cargo mto precioso q eh o da verdade, e a verdade sensível nunca caberá dentro de dogmas universais e frases imperativas. a verdade eh a abstração máxima das coisas, é a essência última delas, sem máscaras ou nominações
*e a isso eu tbm tenho chamado de deus, ou percebido como "o q de deus há nas coisas"... odeio ficar repetindo "coisas", mas acho q a palavra crua serve melhor nesses casos
*PQP pode me bater depois desse monologo
*mentira nao pode não pq eu tbm te aturo
*UST

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JÁ Consumidos & JÁ Consumados

Quem sou eu